Como ajudar seu filho a dormir sozinho no quarto.

Oi pessoal, tudo bom?

Por: Cristhiana Rendeiro

Hoje tô aqui pra contar pra vocês o que eu fiz pra conseguir que a Alice dormisse sozinha. Minha filha, a Alice, tem 2 anos e 10 meses e a quase um mês tem dormido sozinha no quartinho dela, minhas noites de sono e do pai dela agradeceram. Quando digo para as pessoas que ela já dorme sozinha no quarto dela, a maioria se assusta, não entendo o motivo hahaha. Mas aqui em casa, eu o meu marido sempre fomos adeptos à rotina diária.

11172004_800428436705558_669877830_o

Ela estuda desde 1 ano e 6 meses, então era preciso criar essa rotina para que ela não tivesse dificuldade na hora de acordar. Durante a semana ela sempre dormiu às 21hs e acordava as 7hs. Quando ela nasceu, não consegui fazer com que ela dormisse sozinha no berço, tinha medo e ao mesmo tempo era mais fácil amamentar ela já estando na cama comigo (me arrependo, confesso!).

Então ela cresceu e se acostumou a dormir na cama comigo e o pai dela, chegou um tempo em que o meu marido saiu da cama e acabou deixando só nós duas, foi assim por um bom tempo. Quando mudamos de casa, arrumamos todo o quartinho dela, mas acabava ficando sem uso, pelo fato de que ela estava acostumada a dormir sempre com a gente. E me incomodava com aquilo, nossa vida de casal meio que era interferida por aquele corpinho que dividia a cama comigo. Foi ai que resolvemos que havia chegado a hora dela ter o espaço dela.

Fizemos uma mudança completa no quartinho dela, mudamos tudo de lugar, compramos uma televisão (ela ama o Netflix), brinquedos novos. A partir daí incentivamos ela a explorar aquele espaço, ela passava a manhã toda lá e passou a tirar a soneca da tarde também lá. Essa fase foi concluída com sucesso. Passamos para a segunda fase… As noites!

Nesse processo tínhamos um problema, O BICHO, ela sempre teve medo de um bicho que ela não fazia ideia do que fosse ( e nem nós). Nesse processo, meu marido começou a dormir no quarto com ela ( ela era bem mais apegada comigo, então achamos melhor que ele ficasse responsável por essa parte). Foram mais ou menos 15 dias que ele ficou dormindo com ela no quarto, contando histórias, explicando que não existia nenhum bicho dentro de casa e que se caso ela acordasse a noite com medo, nós estaríamos no quarto ao lado. Quando nós nos sentimos seguros que ela já poderia dormir sozinha, fizemos a primeira tentativa, que foi um sucesso. Inclusive essa primeira tentativa foi depois de uma festa de aniversário, em que ela chegou cansada, deitou e dormiu.

A rotina dela a noite é:

– Jantar cedo (entre 18:30 e 19:30)

– Assistir TV (normalmente um desenho à escolha dela)

– Colocar pijama (por volta de 20:30hs)

– Tomar mingau (dificilmente ela dorme sem tomar esse bendito mingau)

– Escova os dentes e passar o fio dental

– Despedida do pai e da mãe (quando ela ta afim, rola uma historinha)

E essa é a rotina dela de todos os dias, algumas vezes, no final de semana, a gente foge um pouquinho dessa rotina e deixa ela dormir mais tarde um pouquinho. Mas no domingo já inicia esse processo novamente. Gosto de deixar um abajurzinho ligado durante a noite pra não ficar muito escuro o quarto. Toda noite depois de um tempo vou até o quarto pra ver se realmente ela já está dormindo, se está coberta e ter a garantia de que ta tudo bem, que toda mãe precisa hahahaha. Até hoje ela ainda não acordou no meio da noite, graças!! Então é sinal eu que estamos fazendo direitinho. E nós, o casal Cris e Mauricio, agradecemos!

Se você também já passou por essa parte ou ta pensando em iniciar, conta pra gente nos comentários. Cada um faz do jeito que acha melhor, e esse foi o nosso. Espero que tenham gostado. Beijão e até a próxima. 😉

Deixe um comentário