Dicas para facilitar a adaptação na escola

Por Amanda Menezes.

1604453_829906650400736_2167107874045940012_n cópia

Olá pessoal, tudo bom? Hoje eu vim aqui dar algumas dicas para facilitar essa fase terrível para os pais (ou não). Quando chega a fase da criança começar a ir pra escola aparecem inúmeras perguntas por conta da insegurança das mães e dos pais. E, acreditem, na maioria das vezes quem sofre mais com essa separação somos nós, e não as crianças.

Isso acontece porque nós não estamos acostumadas (ainda) a ter a casa vazia por algumas horinhas, e muito menos estamos acostumadas a ter que deixar nosso bem mais precioso aos cuidados de alguém que você acabou de conhecer. Para as crianças tudo é novo, mas nem sempre o novo significa medo. E eu digo o motivo.

Imaginem só um espaço cheio de brinquedos, colorido e cheio de outras crianças da mesma idade deles. Imaginou? Então, agora se coloque no lugar do seu pequeno nessa hora. Depois disso, se imagine olhando pra sua mãe e vendo ela super segura e confiante em te deixar ali pra se divertir por algumas horas? Será mesmo que esse lugar é um terror que você não vai querer voltar ali nunca mais? E é assim que chegamos na primeira dica:

  1. Fique segura e confie nos profissionais que você escolheu para cuidar do seu filho.

Quando a criança percebe que seus pais confiam nas pessoas que vão ficar com ela nesse novo ambiente, tudo se transforma. Ela também cria confiança, e percebe que não é tão ruim ficar longe de casa e da proteção dos pais, e acaba gostando de frequentar aquele lugar.

 

  1. Explique para seu filho onde você vai levar ele e o que ele vai fazer nesse lugar.

Independente do que muita gente acha, as crianças entendem sim, e entendem muitas coisas, basta que nós tenhamos paciência para explicar detalhes daquilo. Lembrando que uma criança de 2 ou 3 anos não sabe o significado de muitas coisas, então explique e mostre detalhes que já façam parte da rotina da criança. Por exemplo, diga ao seu filho que ele vai pra escola e que lá ele vai conhecer muitos amiguinhos, brincar com vários brinquedos, ouvir muitas historinhas novas…

Depois que esse processo de introdução à vida escolar começar, um fator muito importante que eu percebi durante o primeiro ano da minha pequena Letícia na escola foi:

 

  1. Nunca leve seu filho no colo.

Apesar de acharmos que isso não influenciará na despedida, esse foi o principal fator para chegar ao choro que eu pude perceber. Em uma das reuniões na escola da minha princesa, a diretora falou exatamente sobre isso. Quando levamos a criança no colo, mostramos que ela está protegida nos nossos braços, e ao tirar a criança para entregar a outra pessoa que “teoricamente” você acabou de apresenta-la pode causar medo.

Caso a criança já saiba andar o ideal é leva-la andando. Segure na mão do seu pequeno e mostre que você tem segurança em deixar ele naquele lugar. Converse com ele no caminho até a sala de aula, e não esqueça de dizer que assim que você voltar vai querer saber tudo o que ele fez.

 

  1. Nunca saia sem se despedir do seu filho.

Muitos pais podem achar que isso é bobagem, mas acredite: isso é necessário para que a criança entenda que aquele momento é só dela. E outro detalhe importante é nunca brinque com seu filho dizendo que vai deixa-lo na escola se fizer coisa errada. Você pode acabar estragando tudo falando isso, ele vai achar que aquilo é um castigo e todo o esforço para fazer com que a adaptação seja positiva vai por água abaixo.

  1. Esteja no horário marcado para buscar seu filho na escola.

Pode até ser bobagem falar isso, mas, depois de um tempo você vai perceber que seu filho ficará numa boa na escola por saber que no horário que terminar a aula dele você estará lá para leva-lo pra casa.

Bom, então é isso pessoal. Esses 5 itens foram os que eu achei mais importantes e que fazem a diferença na hora da adaptação na escolinha. Graças a Deus eu não tive problema na fase de adaptação com o #piolhinhodamamae. Espero que essas dicas ajudem vocês ai também.

Beijos e até a próxima.

Ah, se você chegou aqui agora e quiser mandar alguma sugestão de pauta é só mandar um email (chadamamae@gmail.com) pra gente ou deixar nos comentários abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s