Como escolher a escola para as crianças? – Papo entre Mães #1

papoentremaes

Oi pessoal, tudo bom?

No final de 2014 nós fizemos uma entrevista com uma pedagoga sobre a escola da criançada. Fizemos 9 perguntinhas básicas para ter certeza de que a escola que foi escolhida será a melhor para o nosso pequeno. Dentre essas perguntas estão “qual a hora certa para o bebê começar a estudar” e “qual o melhor horário: manhã ou tarde”.

Esperamos que vocês gostem e que a entrevista ajude as mães que ainda não sabem por onde começar. Esse é apenas a primeira edição do PAPO ENTRE MÃES, e ainda vai ter muita coisa por aqui então fica de olho.

Aqui vai a entrevista completa com a pedagoga Angela Pasinato.

  1. O que é preciso prestar atenção ao conhecer uma escola?

Infra estrutura com segurança,localização, currículo acadêmico, quem são os professores,limpeza, quais as atividades extra curriculares. Fazer uma visita na escola durante as atividades antes de matricular a criança.

 

  1. Quando é a hora certa para o bebê começar a frequentar o ambiente escolar?

Esta é uma dúvida freqüente entre os pais,a resposta depende do que a família quer para seu filho e o que a escola tem para oferecer à criança, fato é que a criança precisa de oportunidade para desenvolver-se e a escola é uma fonte de aprendizado.Tem que observar também se a mãe  trabalha, se tem com quem deixar a criança,neste contexto não tem uma idade específica, é levado em conta a realidade de cada família.

 

  1. Escola ou creche?

Depende da realidade de cada família, se a criança tem com que ficar, escola; se a mãe trabalha fora e não tem com quem deixar seu filho a creche é o ideal.

 

  1. Escolher uma escola bilíngue ou esperar até a idade que os cursos de inglês dispõem turmas kids?

Depende do método,é interessante que desde cedo a criança aprenda outro idioma, e quanto mais cedo maior a assimilação da criança, porém não é interessante que se fale somente em inglês em sala de aula para que a criança não fique confusa.

  1. Quem deverá levar a criança no primeiro dia de aula para evitar o choro e facilitar a adaptação?

A mãe poderá levar seu filho,é um dia marcante tanto pra mãe/pai quanto para a criança,mas ambos deverão estar consciente de que a criança poderá chorar,mas mesmo assim tem que deixar, aos poucos a mesma irá adaptar-se.

  1. Quais são as dicas que poderíamos dar para as mamães de primeira viagem que não sabem como lidar com o primeiro ano escolar?

Transmitir confiança , respeitar os sentimentos da criança e ter paciência nas as atividades escolares, quando deixar a criança na escola  tentar não ficar angustiada caso a criança chore ou mesmo faça cenas,é um processo de adaptação.

  1. Quais as atividades que a escola deve oferecer?

O conteúdo é importante,porém devem ser valorizados as brincadeiras com jogos  que tenham finalidades, espaço livre pra jogos desafiadores, brinquedoteca, socialização com os coleguinhas.

 

  1. Como saber se a escola é segura?

Câmeras de segurança. Porteiros atentos na entrada e saída de alunos, funcionários suficientes para a supervisão das crianças, janelas com grades de proteção, pisos dos parquinhos e quadras esportivas devem ser: areia fofa, emborrachado ou grama, funcionários com curso de primeiros socorros, localização, pedir referências as escola.

  1. Qual o melhor horário pra matricular a criança? Por quê?

Na nossa região o ideal é pela manhã, é menos quente e a criança amanhece mais disposta, a aprendizagem se torna mais proveitosa.

 

Esperamos que vocês tenham gostado!

Sugestões para as próximas edições do Papo entre Mães só mandar por email (chadamamae@gmail.com).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s