Primeira visita ao Dentista

Por Amanda Menezes.

dentista01_SSG

Oi pessoal, tudo bom? Quem acompanha a gente pelo instagram (@chadamamae) sabe que essa semana passada foi a primeira ida ao dentista da minha Letícia, e hoje eu quero contar um pouco pra vocês como foi. Primeiramente, pra quem acabou de conhecer nosso blog, a minha princesa Letícia tem 2 anos e 6 meses. E na verdade o indicado é levar a criança ao dentista logo após o nascimento do primeiro dentinho. Eu preferi esperar mais um pouco, justamente por causa do estresse que seria pra ela por ela não entender o que estava acontecendo. É claro que hoje ela ainda não entende muito bem, mas ela já tem a noção da necessidade de fazer a limpeza dos dentinhos.

Chegamos no consultório e é claro que ela não quis muito papo com a dentista, mas depois de um tempo, ela ficou mais a vontade e até respondeu as perguntas feitas pra ela – eu achei super legal da parte da dentista toda a paciência em primeiro conversar com ela, e comigo também, pra poder fazer algumas perguntas que a Letícia entendesse e pudesse responder. E depois tivemos que colocar ela naquela cadeira pra dentista poder examinar e fazer a limpeza dos dentes.

É claaaaaaro que a Letícia chorou, e não quis ficar deitada, e muito menos quis abrir a boca pra ela ver e fazer a limpeza. E isso é normal, afinal de contas, foi a primeira vez que ela foi ali. Toda criança chora nessa primeira vez, então apesar de nós ficarmos incomodados com aquilo (ninguém gosta de ver seu filho chorar) temos que ficar firmes e sempre passar confiança pra criança entender que isso é normal.

Os procedimentos que foram feitos na Letícia foram: limpeza (a dentista me mostrou como devemos escovar os dentes das crianças) e também a aplicação de flúor. Agora é só levar ela de 6 em 6 meses para fazer novas aplicações de flúor.

  • Alguns dos principais problemas que afetam os dentes das crianças

 

Fluorose: é um problema que ocorre durante a formação dos dentes definitivos, devido a ingestão de flúor em excesso. São aquelas manchas brancas (ou em alguns casos escuras) nos dentes definitivos. Por isso, é recomendado que crianças de até 6 anos usem creme dental sem flúor.

Cárie: é causada por bactérias que produzem ácidos que destroem os minerais do dentes.

Cárie de Mamadeira: os resíduos de leite acumulam na boca da criança após a amamentação.

 

  • Alguns cuidados que devemos ter com a higiene bucal das crianças

0 a 6 meses – com a ponta da fralda ou gaze molhada em água filtrada é fervida limpe delicadamente as gengivas, a parte interna da boca e a língua do bebê.

Primeiros dentinhos – após os 6 meses os primeiros dentinhos começam a aparecer, realize a limpeza com uma dedeira ou uma escova dental para crianças com creme dental infantil e sem flúor até que a criança consiga escovar os dentes sozinha.

Então é isso meus amores, espero que vocês tenham gostado e aproveitado essas dicas. Ah, eu quero saber como foi a ida dos pequenos de vocês no dentista viu. Só deixar aqui nos comentários abaixo.

Beijos, e até quinta feira que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s