Bebês e Animais de estimação, como conviver…

Olá pessoal!
Demorou mas eu resolvi falar sobre um assunto que está completamente presente na minha vida, a relação dos bebês e os animais de estimação. Para alguns esse assunto pode ater ser meio “polêmico”, por diversos fatores individuais de cada pessoa. Mas vou contar pra vocês um pouco da minha experiencia sobre o assunto (o que não é pouco).
O que fazer com o animal de estimação depois da chegada do bebê?
Bem, antes de engravidar da Alice eu e meu marido já tinhamos uma “Filha Dog”, a Pérola, que realmente sempre foi tratada como uma filha, dormia na cama com a gente e tudo. Depois de um ano com a ela, engravidei da Alice… Como sempre, a Pérola esteve ao meu lado a gravidez inteira, como grande companheira que é.
Durante esse tempo, procurei ler o máximo que pude sobre o assunto, como fazer essa relação de bebê e animal, que me ajudou muito nesse processo. Um tempo antes da Alice nascer, fomos mudando os hábitos com ela e acostumando a Pérola a não dormir mais na cama com a gente.
Quando chegamos da maternidade, a Pérola com a alegria que sempre nos recebia ficou curiosa em saber o que era a aquele serzinho estranho ali nos meus braços. Abaixei a Alice um pouquinho pra ela sentir o cheirinho e saber que era a mais nova moradora da casa que estava chegando.
No começo foi MUITO difícil, pois todos achavam que era melhor a Pérola não dormir no quarto conosco. Então tivemos de deixá-la dormindo em outro quarto, ela sofreu bastante, durante o dia, ficava horas na porta do nosso quarto chorando. Eu confesso que me arrependo um pouco de ter feito desse jeito, pois demorou um pouco pra Pérola se acostumar com a Alice e tinha até um certo receio de chegar perto. E também quando ela se aproximava da Alice, as pessoas próximas (avós, tios, etc…) acabavam assustando ela e tirando-a de perto da Alice. Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito um pouco diferente, mas também é claro que não deixaria a Pérola dormir na cama ou lamber a Alice né, porque já seria demais kkkkkk. Com o tempo fui introduzindo as brincadeiras e carinhos entre elas e pra mim foi demaaais, é uma maravilha pra mim ver as duas brincando (tirando as vezes que tive que correr atrás da Pérola pra pegar o brinquedo da Alice que ela pegou). Ah e no aniversário de 1 aninho da Alice, a Pérola estava lá toda vestida de quadrilha, curtindo a festa e ainda foi pra mesa dos parabéns kkkkk.
Hoje em dia vivemos tranquilamente com as duas juntas, Alice ama a Pérola, e a Pérola também corresponde a maioria das brincadeiras e carinhos, mas a ainda tem um certo receio de brincar com a Alice (ela malina demais da cachorra). Minha filha não desenvolveu alergia nenhuma à animais, não teve problema nenhum causado por animais domésticos. Acredito que a Pérola faz muito bem pra Alice pois ela realmente a reconhece como irmã que faz companhia pra ela todos os dias e a recebe com todo amor e carinho quando ela chega da aula.
O que eu diria para quem tem um animal de estimação e ta esperando um bebê?
1. NUNCA abandone seu bichinho, faça de tudo para não deixá-lo de lado completamente, eles sofrem demais. Sempre antes do banho, enquanto a Alice dormia eu tirava um tempinho pra dar carinho pra Pérola.
2. Apresente seu bebê para o seu bichinho pra que ele possa ir se acostumando com a presença daquele serzinho ali.
3. Converse sempre com ele e fale sobre o bebê.
4. Converse com o pediatra do seu bebê sobre como fazer essa relação com o animal, para que os dois possam conviver tranquilamente. Já foi provado que a relação de bebê e animal fortalece o sistema imunológico.
5. Sem contar que é uma maravilha ver a relação e interação de bebê e o bichinho.
Espero que vocês tenham gostado… Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só entrar em contato com a gente 🙂
Até a próxima, Cris Rendeiro
chadamamae
Deixe um comentário

