Quando chega a hora de tirar o bebê da fralda?

bebe-fax-xixi-penico-aos-seis-meses cópia

 

Olá mamães essa é uma questão que uma hora ou outra vai bater na sua porta. Quando chega a hora de tirar o bebê da fralda? Como devo fazer isso? Bom, não sou especialista e não sei exatamente o que fazer. Sou uma mãe de primeira viagem que está passando por esse dilema. Comecei a pensar nesse assunto quando a minha pequena Letícia começou a não querer mais colocar a fralda descartável. É claro logo pensamos na economia que vai trazer esse desfraldamento, mas antes de qualquer coisa, devemos pensar se já é o momento para isso acontecer.

No meu caso e no caso da minha pequena Letícia, acredito que já ta chegando a hora. Principalmente pelos sinais que ela já começa a demonstrar: não querer colocar fralda descartável depois do banho, falar quando fez xixi ou cocô, não querer ficar muito tempo com a fralda cheia de xixi, dentre muitos outros. Com isso tudo, fui atrás para entender como é esse processo de desfraldamento.

Antes de qualquer coisa é preciso saber se a criança já tem o interesse em deixar de usar fralda. Caso a resposta for positiva, é preciso ter a postos um peniquinho ou um acento adequado para criança no vaso sanitário. Para a minha Letícia, eu vou apostar no peniquinho, pode ser que ela não consiga se acostumar com ele, mas eu acredito que será mais fácil de ela querer sentar ali para fazer suas necessidades, do que num vaso sanitário que ela ainda não tem altura suficiente.

É necessário que os pais e familiares deixem a criança se acostumar com esse novo “brinquedinho” para que o processo se dê de forma mais fácil, rápida e sem traumas futuros. Depois que ele/ela se acostumar a sentar no peniquinho, os pais poderão sentar essa criança sem fralda. Sempre lembrando que é importante explicar para que serve aquilo, pode ser colocada a fralda suja dentro para ilustrar para a criança.

Lembrem que não adianta nada passar pelo processo todo, se antes não for ensinado para a criança que ela deve pedir sempre que tiver vontade de ir ao banheiro. É claro que poderão acontecer pequenos acidentes, e em algum momento durante esse processo, poderá ter xixi espalhado pela casa. Mas não se preocupe, e nem brigue ou castigue a criança. Apenas mostre que seria melhor se ele/ela tivesse feito no peniquinho.

Bom, por enquanto é isso. Ao longo do processo com a minha pequena Letícia, eu venho contando para vocês como está sendo. E claro, me contem também como foi ou como ta sendo essa experiência de vocês com os pequenos. Vou adorar saber.

Beijos e até a próxima.

Amanda Menezes

Anúncios

Um comentário sobre “Quando chega a hora de tirar o bebê da fralda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s